sábado, 22 de agosto de 2009

Peixes Polypterus Senegalus 01





Os aquaristas que criam o Polypterus senegalus, um tipo de peixe exótico, que existe há 96 milhões de anos e vem da África, já têm mais uma história para contar.
O peixe, que parece com uma enguia pré-histórica, apesar de ser distante dela na classificação dos especialistas, é motivo de estudo no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts).
A missão da equipe de cientistas, mais especificamente, é desenvolver armaduras de guerra cada vez mais resistentes. "O conhecimento básico é que poderá nos levar a aprimorar o desenvolvimento de equipamentos tanto para soldados quanto para veículos", justifica Christine Ortiz, líder da pesquisa americana.
De acordo com os resultados apresentados na edição de hoje da revista "Nature Materials", o peixe africano, que vive na água doce, é uma grande inspiração para os técnicos.
Tudo por causa das suas resistentes escamas. Depois de desmontarem, via técnicas nanotecnológicas, as estruturas de proteção do Polypterus, os cientistas já sabem boa parte dos segredos da espécie.
Sem dúvida, por causa da longevidade, ela tem uma história de sucesso contra os predadores dos rios africanos.
A armadura natural do peixe estudado tem um desenho absolutamente eficiente para a proteção, dizem os cientistas.

Nenhum comentário: